Lançamento de formação de mentoras do programa Rapariga Biz em Nampula

July 26, 2017

Distrito de Moma, Província de Nampula

No âmbito da iniciativa Rapariga Biz, arrancou ontem, no distrito de Moma, Província de Nampula, a formação de 1000 novas mentoras, coordenada pela Associação Coalizão. A formação também iniciará esta semana nos distritos de Angoche e Mogovolas, também na província de Nampula. 
 
 
 
 
As mentoras estão no coração do ”Rapariga Biz”, que é uma iniciativa liderada pelo Governo de Moçambique, tem apoio das Nações Unidas (UNFPA - líder, UNICEF, UNESCO e ONU Mulheres), e é financiada pela Suécia. Após o treinamento, cada mentora selecionará 30 meninas e mulheres jovens entre 10-24 anos e identificará um espaço seguro em sua comunidade para realizar sessões semanais, por um período de 4 meses, sobre questões relacionadas à saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, participação social, habilidades de vida, etc.
 
No acto da abertura, o Administrador de Moma, Sr. Chale Issufo, entre outros, encorajou as novas mentoras a buscar o máximo de conhecimento e habilidades visando contribuir para a redução de casamento prematuro, gravidez na adolescência, HIV/SIDA e abandono escolar.