You are here

No âmbito da iniciativa Rapariga Biz, arrancou ontem, no distrito de Moma, Província de Nampula, a formação de 1000 novas mentoras, coordenada pela Associação Coalizão. A formação também iniciará esta semana nos distritos de Angoche e Mogovolas, também na província de Nampula. 
 
 
 
 
As mentoras estão no coração do ”Rapariga Biz”, que é uma iniciativa liderada pelo Governo de Moçambique, tem apoio das Nações Unidas (UNFPA - líder, UNICEF, UNESCO e ONU Mulheres), e é financiada pela Suécia. Após o treinamento, cada mentora selecionará 30 meninas e mulheres jovens entre 10-24 anos e identificará um espaço seguro em sua comunidade para realizar sessões semanais, por um período de 4 meses, sobre questões relacionadas à saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, participação social, habilidades de vida, etc.
 
No acto da abertura, o Administrador de Moma, Sr. Chale Issufo, entre outros, encorajou as novas mentoras a buscar o máximo de conhecimento e habilidades visando contribuir para a redução de casamento prematuro, gravidez na adolescência, HIV/SIDA e abandono escolar.